sítio de atibaia

TRF4 nega pedido de Lula para incluir mensagens em processo do sítio

18.396


Foto: Marlene Bergamo (Folhapress)

O desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, negou nesta terça-feira o pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para incluir mensagens divulgadas pelo site Intercept no julgamento da apelação contra condenação no caso sitio de Atibaia.

Assembleia aprova extinção de plano de aposentadoria especial dos deputados

Na decisão, o desembargador disse que as mensagens são ilícitas e não podem ser aproveitadas como provas. No entendimento de Gebran, o produto de hackeamento de autoridades públicas não pode ser usado no processo.

- Admitir-se a validade das invasões do aplicativo Telegram levaria a consequências inimagináveis e dados impossíveis de aferição. Vale lembrar que mesmo no âmbito judicial as quebras de sigilo telefônico ou telemático devem ser validadas no momento e pelos fundamentos da decisão judicial - decidiu.

Consulta Popular começa nesta quarta

A defesa de Lula requereu que mensagens apreendidas na Operação Spoofing, da Polícia Federal, deflagrada em julho, fossem anexadas ao processo. Na investigação, a PF prendeu suspeitos de hackear celulares de autoridades.

O nome da operação tem origem na expressão Spoofing, relativa a um tipo de falsificação tecnológica, que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é.

Governo Eduardo Leite confirma a continuidade de José Eggres na 8ª CRE

Em fevereiro, o ex-presidente Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão na ação penal sobre as reformas realizadas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após acusação e polêmica, Bolsonaro exonera presidente de agência Anterior

Após acusação e polêmica, Bolsonaro exonera presidente de agência

Assembleia aprova extinção de plano de aposentadoria especial dos deputados Próximo

Assembleia aprova extinção de plano de aposentadoria especial dos deputados

Política